Já pensou como a tecnologia pode transformar como exploramos as florestas? Pense em um operador de máquina florestal, confortável e seguro em sua cabine, controlando uma máquina de alta tecnologia que trabalha em harmonia com a natureza. A colheita de madeira realizada com precisão, agilidade e respeito ao meio ambiente, vem transformando o que antes parecia ficção científica em realidade.
A Ponsse, apresentou recentemente na feira FinnMetko 2024 uma série de soluções e avanços que, com certeza, mudarão o panorama da colheita florestal, as quais atendem não só às necessidades globais, mas também se alinham perfeitamente com as especificidades do mercado brasileiro.
Com novos e avançados sistemas de automação, designs ergonômicos, e uso de materiais mais sustentáveis em suas soluções, a Ponsse está moldando um futuro sustentável onde tecnologia e natureza coexistem. Essas inovações não apenas atendem às demandas globais, mas também se adaptam às necessidades específicas do mercado brasileiro.
Mais bem-estar para o operador
A operação eficiente começa com o conforto do operador. Pensando na ergonomia e segurança do operador de máquinas de colheita florestal, a Ponsse apresentou o Armrest & eArmrest, um sistema de descanso de braços ajustável e com memória eletrônica. Este novo recurso permite que os descansos de braço sejam adaptados às necessidades individuais dos operadores, melhorando o conforto e a segurança durante o trabalho. Disponível como opcional para harvesters e forwarders, essa inovação visa não apenas aumentar a eficiência, mas também garantir que o operador tenha uma experiência de trabalho mais agradável e menos fatigante.
Assista o vídeo: https://youtu.be/5RhLct5Uk8U
Mais sustentabilidade
O avanço na sustentabilidade é mais do que uma tendência, é uma necessidade.
Na FinnMetko 2024, a Ponsse apresentou um forwarder Buffalo com uma novidade mundial: a caixa de carga completamente construída em aço verde. O uso de aço verde*, livre de fósseis, demonstra o compromisso da empresa com a redução da pegada de carbono e a promoção de práticas mais sustentáveis na cadeia produtiva.
Essa iniciativa pioneira representa um marco na indústria, pois a Ponsse é a primeira fabricante de máquinas florestais a testar esse material em um equipamento real. É importante ressaltar que, por se tratar de um protótipo, o espaço de carga foi projetado especificamente para fins de teste e não reflete a configuração padrão dos produtos Ponsse.
Mais produtividade e tecnologia
A colheita florestal está experimentando uma revolução tecnológica, impulsionada pela busca por maior produtividade e eficiência. As novas soluções da Ponsse exemplificam essa tendência. Conheça abaixo as novas tecnologias para uma operação mais produtiva.
Novo cabeçote H7 com Active Speed
O cabeçote PONSSE H7 foi relançado. O novo modelo, agora conta com uma alimentação potente e uma excelente relação potência-peso que melhora a produtividade na colheita. Graças à sua geometria melhorada, o novo H7 é capaz de processar grandes troncos com facilidade.
A função avançada PONSSE Active Speed é um novo recurso para este cabeçote. Basicamente, o Active Speed permite que a velocidade de corte do cabeçote de harvester seja ajustada automaticamente de acordo com as espécies de árvores e o diâmetro do tronco.
Balança para forwarder
A PONSSE Scale, como é chamada a balança para forwarder, é uma balança sem fio para a grua que mede a carga e sortimentos. Além de agilizar o processo de pesagem, a PONSSE Scale coleta e armazena dados em tempo real sobre cada carregamento/descarregamento, permitindo um controle preciso do volume transportado e otimizando a capacidade de carga do equipamento. E esses dados podem ser acessados facilmente em relatórios de carregamento. A PONSSE Scale pode ser instalada nos novos modelos de Forwarders da Ponsse.
Grua Semi-automática:
O Active Crane que você já deve conhecer agora está disponível para outros modelos de grua para harvesters. Ao automatizar os movimentos da grua, essa tecnologia não apenas aumenta a produtividade e a eficiência, mas também melhora a ergonomia e a segurança do operador. Esse sistema utiliza algoritmos avançados para otimizar os movimentos da grua, adaptando-se às diferentes condições de trabalho e às características da carga. Esse opcional requer o sistema Opti 5G e estará disponível ao mercado no primeiro trimestre de 2025.
O setor florestal está em constante evolução, e as inovações não param por aqui. A Ponsse continua a investir em tecnologia e sustentabilidade para atender às necessidades de um mercado em crescimento. Como você vê o futuro das máquinas florestais? Está pronto para adotar essas inovações e transformar sua operação? Será que logo teremos máquinas ainda mais inteligentes e autônomas?
Compartilhe suas impressões conosco. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre os nossos produtos, entre em contato com a nossa equipe. Por aqui, o nosso compromisso é trazer informação de qualidade e que impacta no seu trabalho.
Conecte-se com o futuro da colheita florestal. Enraíze-se com a Ponsse!
* Utilizar aços verdes reduz a pegada de carbono das máquinas florestais e fomenta toda a cadeia sustentável da siderurgia, evitando que combustíveis fósseis, como o carvão mineral, sejam utilizados na produção do aço, optando por energias renováveis, como o carvão vegetal, por exemplo.