O aço é um dos elementos fundamentais da indústria, sobretudo na indústria da construção civil. Pode-se dizer que ele literalmente é parte da estrutura de sustentação da engenharia. Afinal, além de ser o elemento de vigas e vergalhões, tem como característica maleabilidade e durabilidade.
O aço tem todos os méritos e faz jus a sua fama na construção civil, mas parte desse ‘título de nobreza’ precisa ser dividido com a madeira. Sim, a madeira!
Aço e madeira são materiais distintos, porém complementares devido às suas diferentes propriedades térmicas, acústicas, de condução de calor e inflamabilidade, por exemplo. Esse último fato reserva o grande segredo pelo qual a madeira tem papel importante na viabilização do aço na indústria.
O segredo
A participação da madeira no processo de produção de aço começa pela sua característica inflamável. Ela é usada no processo de combustão da indústria, uma vez que para a formação do aço as caldeiras precisam alcançar altas temperaturas. Mas essa é só uma parte do potencial da madeira.
O grande segredo está na sua participação como redutora, ou seja, o carbono da madeira, em forma de carvão vegetal, atua em associação com o oxigênio que desprende do minério em altas temperaturas, deixando o ferro livre para o procedimento de transformação em ferro e posteriormente em aço.
A partir da matéria-prima base, a produção de aço pode acontecer de duas formas:
A indústria pode utilizar o minério de ferro da natureza, por meio das usinas integradas, ou então através da reciclagem, na qual é utilizado sucata e ferro gusa como componentes iniciais do aço. Nestes casos, o carvão vegetal atuará como combustível para aquecimento das caldeiras e também como redutor no processo de produção do aço via usinas integradas.
Agora que o segredo da participação da madeira na formação do aço foi revelado, você pode se perguntar: quais as vantagens? Então, vamos a elas.
A vantagem
O carvão vegetal é uma fonte de energia renovável e sua participação na indústria aumenta a sustentabilidade das operações. As emissões de CO2 inerentes à produção de aço no processo industrial são compensadas pela fotossíntese das florestas plantadas para produção de carvão vegetal. Um processo que poderia impactar negativamente o meio-ambiente, entra em equivalência graças à participação das florestas plantadas.
Quer mais vantagens? Temos! O Brasil é o principal produtor mundial de carvão vegetal e grande parte das produtoras nacionais usa o carvão vegetal na transformação do aço. Ou seja, estamos evoluindo no quesito sustentabilidade das operações.
O carvão vegetal é proveniente de florestas plantadas para esse fim e faz parte não somente da base da indústria do aço, mas de tantas outras. Seja como combustível ou como redutora, a madeira em forma de carvão vegetal tem papel imprescindível na formação do aço.
E isso, não é mais segredo para ninguém.