Ir para o conteúdo
Conheça a Ponsse Acessar website
Enraíze-se
Categorias
  • Artigos
    • A Ponsse
    • Colheita florestal
    • Máquinas
    • Máquinas florestais
    • Peças e Serviços
    • Ponsse News
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia e Inovação
  • Notícias Ponsse
  • Revista Ponsse News
  • Ponsse Collection
  • Materiais Gratuitos
Enraíze-se  »  Máquinas  »  Melhor prevenir do que remediar: 4 passos de manutenção das máquinas florestais

Melhor prevenir do que remediar: 4 passos de manutenção das máquinas florestais

Manutenção-de-Máquinas-Florestais
Compartilhe:

Certamente, o ditado “melhor prevenir do que remediar” já esteve com você em alguma situação. A frase é praticamente universal. Em inglês, ‘better safe than sorry’ também é utilizado com frequência. Sabedoria difundida em múltiplas culturas, mas que nem sempre levamos conosco nas decisões do dia a dia. Saiba que em assunto de manutenção, essa frase é lei!

Portanto, quando falamos em manutenção não tratamos de nenhum evento extraordinário, estamos falando do básico. E fazer o básico é simples!

Por isso, separamos quatro dicas que te ajudam a garantir uma manutenção de qualidade para seu maquinário. Claro, nos casos de máquinas florestais, os cuidados preventivos devem ser ainda mais necessários, haja vista as inúmeras adversidades a que essas máquinas estão expostas, desde os terrenos  em que atuam e a intensidade das operações.

 Limpeza-Máquinas-Florestais1. Limpeza – Tchau, sujeira!

Uma máquina limpa é sim mais funcional. Claro, não estamos falando somente da limpeza superficial, mas sobretudo da limpeza interna das máquinas. As máquinas florestais estão sujeitas a ambientes de muito pó e esse pequeno detalhe quando se junta pode se transformar em um “problemão”. O pó pode ser o responsável por aquecer as máquinas em demasia ou provocar atritos indesejados, logo não pode ser ignorado.

“Mais importante que a limpeza das cabines é a limpeza do sistema hidráulico. A sujeira é o ponto mais crítico em relação a manutenção. Por isso, deve-se verificar mangueiras, válvulas e bombas”, afirma Kassio Cruz, instrutor de treinamento técnico da Ponsse.

Lubrificação-Máquinas-Florestais2. Lubrificação – A fluidez das máquinas

Graxa, óleo hidráulico ou outro lubrificante, o cuidado com a fluidez da máquina é também requisito básico no quesito manutenção. Para obter um bom resultado na lubrificação é indicado procurar qual o lubrificante ideal para cada componente, pois pode haver necessidades diferentes nos cuidados com o maquinário. Você encontra isso facilmente nos manuais das máquinas.

Esse procedimento, apesar de classificarmos como algo básico, também requer cuidados especiais. Atenção para as quantidades, pois um excesso pode provocar vazamentos.

A fusão de componentes pela ausência de lubrificação pode acarretar grandes prejuízos.

Fixação-Máquinas-Florestais3. Fixação – Unidos seguiremos! 

Um parafuso a menos e temos estragos demais. A fixação nada mais é que os cuidados com a manutenção das ligações das máquinas, como a garantia de um bom torque dos parafusos.

As máquinas florestais estão acostumadas a grande quantidade de vibrações e isso pode resultar na frouxidão de algumas ligas parafusadas. Emboraos parafusos estejam prontos para aguentar esse comportamento dos maquinários, faz parte de uma atitude preventiva a verificação da fixação das peças.

A fixação pode apresentar problemas principalmente quando itens são montados em desacordo com o projeto original, logo as máquinas devem obedecer a uma montagem rigorosa.

Trincas-Máquinas-Florestais4. Trincas  – A inspeção sem folga. 

As trincas ou folgas podem surgir em decorrência da operação florestal, mas o grande segredo para uma boa manutenção é a velocidade de identificação. Reconhecido o problema, ele deve ser imediatamente resolvido a fim de evitar acidentes e transtornos na operação.

***

Com esses quatro passos, você garante uma manutenção de qualidade e evita gastos elevados com imprevistos e situações difíceis de serem contornadas. Os gastos com manutenção fazem parte de um plano financeiro saudável, pois dificultam que um incidente acarrete grandes prejuízos, humanos e monetários.

Por atuarem em áreas muito irregulares, a probabilidade de máquinas florestais enfrentarem problemas técnicos em regiões de declive ou de difícil acesso é maior. Logo, os cuidados devem ser redobrados.

“A prevenção é o melhor caminho. Se esperar as quebras, vai ficar mais caro e pode acontecer em condições extremas. O que era para levar 4 horas para arrumar, pode chegar a dois dias em condições inadequadas”, reforça Kássio.

O instrutor de treinamento tem larga experiência, pois já atuou na linha de frente dos reparos como mecânico. Ele alerta para a necessidade de inspeções frequentes, por isso a operação da Ponsse já adotou um profissional dedicado em rotinas de inspeções das máquinas.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Acompanhe as nossas notícias e novidades

Assine

Siga nossas redes sociais

Publicado em 25/08/2021, em Máquinas

Conteúdos Relacionados

  • Máquina parada: como minimizar o tempo de inatividade e maximizar a produtividade quando ocorre uma parada não planejada

  • Como evitar problemas comuns em máquinas florestais e melhorar a eficiência da colheita

  • As vantagens de adquirir peças originais

  • Estamos perto de uma colheita florestal autônoma?

Posts mais vistos

O que faz um operador de máquinas florestais?
Colheita florestal

O que faz um operador de máquinas florestais?

5 diferenças entre o sistema de colheita CTL e o Full Tree
Colheita florestal

5 diferenças entre o sistema de colheita CTL e o Full Tree

Máquinas florestais: quais são as melhores opções?
Máquinas florestais

Máquinas florestais: quais são as melhores opções?

Categorias

  • A Ponsse
  • Colheita florestal
  • Máquinas
  • Máquinas florestais
  • Peças e Serviços
  • Ponsse News
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia e Inovação
  • y

Newsletter

ÚLTIMAS POSTAGENS

Enfrentando as mudanças climáticas práticas modernas na silvicultura e colheita florestal
Colheita florestal

Enfrentando as mudanças climáticas: práticas modernas na silvicultura e colheita florestal

Descubra como enfrentar os desafios das mudanças climáticas na silvicultura e na colheita florestal com práticas modernas e sustentáveis. Aprenda como otimizar operações no setor florestal, garantindo a qualidade da madeira e a segurança dos trabalhadores.

Colheita Florestal 4.0: os últimos lançamentos da Ponsse para uma colheita moderna, produtiva e sustentável
Colheita florestal

Colheita Florestal 4.0: os últimos lançamentos da Ponsse para uma colheita moderna, produtiva e sustentável

Explore os lançamentos mais recentes da Ponsse para uma colheita florestal mais segura, produtiva e sustentável. Descubra as tecnologias inovadoras e os benefícios para o mercado brasileiro.

Colheita Florestal Descomplicada Comparando os Sistemas CTL e Full Tree
Colheita florestal

Colheita Florestal Descomplicada: Comparando os Sistemas CTL e Full Tree

Compare os sistemas de colheita florestal CTL e Full Tree, e descubra qual é mais eficiente e sustentável para suas operações, com uma análise detalhada.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

ASSINE

Endereço: R. Joaquim Nabuco, 115 - Vila Nancy, Mogi das Cruzes, 08735-120
Telefone: +55 11 4795-4600
Email: marketing.bra@ponsse.com