Se seu carro quebra, você conserta ou troca de carro? Convém dar uma passadinha no mecânico antes de ir para a concessionária, não é mesmo? Muitas vezes, o reparo exige a substituição de uma peça. Essa mesma lógica vale para as máquinas pesadas, sejam elas florestais, agrícolas, para mineração…
A própria concessionária, entretanto, pode ser a fornecedora dessa peça nova, pois a recomendação para que a qualidade do veículo se mantenha é sempre recorrer às peças originais. E, novamente, a lógica dos carros vale para as máquinas. As peças são fundamentais para eventuais consertos e até mesmo manutenção do maquinário. A melhor forma de garantir a qualidade no momento de um reparo ou manutenção é contar com as peças dos fornecedores.
Nesse artigo você irá aprender sobre algumas das terminologias associadas ao universo de peças, acessórios e consumíveis, a importância da boa procedência e qualidade desses componentes bem como ter um fornecedor confiável.
A peça fundamental
Agora, embora o carro também seja considerado uma máquina e possamos traçar uma série de semelhanças, existe uma diferença significativa quando falamos de máquinas florestais: a intensidade de uso. Sim, uma máquina florestal pode trabalhar até 24 horas em um dia! É evidente que a vida útil dos componentes sofrerá com a exigência e sobrecarga de trabalho, mas para isso há algumas soluções.
A primeira e fundamental é a inspeção diária do equipamento e manutenção preventiva agendada conforme orientação do fabricante (Melhor prevenir do que remediar: 4 passos de manutenção das máquinas florestais – Enraíze-se (enraizese-ponsse.com.br). Antes que o problema aconteça, deve-se avaliar o desempenho e saúde da máquina de forma recorrente para evitar paradas indesejadas.
Ainda no campo da manutenção preventiva, alguns sinais já podem (e devem) ser evidenciados como pontos de atenção. Por exemplo, o estado dos óleos lubrificantes, os filtros, os materiais de corte como sabres e correntes, e até mesmo os pneus e esteiras.
Mas é na hora de trocar um componente que surge o dilema das manutenções e reparos: original ou paralela. Faz diferença? Essa é nossa peça fundamental que vamos tratar aqui.
A peça de um fabricante terceiro, ou paralela, pode até ser projetada e adequada à sua máquina. Ela provavelmente vai funcionar, mas não se pode garantir a mesma performance do que uma peça original, pelo simples fato de que o fornecedor é quem tem o conhecimento e os detalhes técnicos para todas as peças que compõem uma máquina. Foram horas de estudos, desenvolvimentos e testes exaustivos para garantir a qualidade e ampla vida útil do produto. Ou seja, ninguém melhor para cuidar de uma máquina do que seu criador.
Outra possibilidade que pode ser aberta no momento da manutenção é o uso das peças remanufaturas. São aquelas que já foram usadas e passaram por algum processo de recuperação para ser colocada novamente à venda no mercado. Essa é uma opção mais econômica e até sustentável que pode ser ofertada também pelo fabricante de máquinas como a Ponsse.
E você já ouviu falar de acessórios? Os acessórios são considerados itens adicionais, opcionais que podem ser anexados à máquina com o objetivo de melhorar a performance e eficiência: um tanque de combustível adicional, um sensor de pressão e temperatura dos pneus, grua semiautomática, entre outros. Tais acessórios podem ser muito estratégicos em alguns tipos de operação para ganho em eficiência operacional e segurança. Confira nosso ebook produzido sobre personalização de máquinas aqui (https://conteudo.enraizese-ponsse.com.br/ebook-personalizacao-das-maquinas)
Segurança
As vantagens em se adquirir peças originais não se limitam a qualidade e maior vida útil da peça e equipamento. É normal avaliar o preço e qualidade do produto antes de adquiri-lo, mas quando falamos de uma máquina operada por uma pessoa, a segurança precisa entrar como prioridade.
Nesse quesito, as peças originais são desenvolvidas conforme as diretrizes e regulamentações, seguindo todas as normas técnicas do segmento. Isso garante não só eficiência, mas também segurança operacional.
Experiência
Quem já teve problema com máquina parada por necessidade de manutenção sabe que isso pode desencadear prejuízos. Portanto, além de evitar o dano, é importante também considerar um fornecedor pronto para o atendimento, lembrando que na maioria dos casos das máquinas florestais, o reparo precisa ser feito no próprio campo de operação.
Fabricantes oferecem o serviço de SAC para esses momentos também. A disponibilidade de itens é maior, logo o reparo deve ser mais eficiente. Tudo isso ainda pode estar aliado à solicitação de peças por meio de aplicativos, que agilizam ainda mais no momento do reparo do equipamento.
Por tantos motivos, quando o consumidor precisa de uma peça é indicado procurar o próprio fabricante. A Ponsse é reconhecida pela venda de máquinas florestais, serviços de manutenção, treinamentos, serviços digitais e também é a melhor opção para fornecimento de peças, seja para manutenção preventiva ou reparos.