A tecnologia, mecanização e automação dos processos são essenciais para a realização das atividades de qualquer indústria nos dias de hoje, inclusive na colheita florestal. Mas como isso pode ter um impacto no dia a dia das suas operações? O que acha, então, de entender um pouco mais sobre quais são as vantagens da colheita mecanizada?
Preparamos um conteúdo bem bacana ressaltando os benefícios mais relevantes que a colheita mecanizada proporciona.
Continue a leitura e confira!
1. Mais produtividade
Para começar, a colheita mecanizada é muito mais rápida e eficiente do que a colheita manual. Na prática, isso vai representar uma maior produtividade, já que uma área maior pode ser colhida em menos tempo, resultando em maior eficiência ao final do período.
Além disso, a colheita mecanizada está menos suscetível aos atrasos na operação devido aos fatores externos, como condições climáticas desfavoráveis, solo encharcado ou falta de mão de obra. Ou seja, mais horas operadas, maior produção.
Dentro de um ambiente tão competitivo e de uma operação de alto custo, é essencial encontrar formas de ganhar eficiência na colheita. Assim, é possível fazer mais com menos e conseguir entregar uma experiência mais completa para o seu cliente ao final da jornada. Afinal, a tendência é que os custos sejam reduzidos para todas as partes envolvidas na operação.
2. Maior conforto e ergonomia
Outro ponto importante que você deve considerar ao investir na colheita mecanizada é o conforto e a ergonomia dos trabalhadores. A colheita manual é uma tarefa exaustiva e muito perigosa para os trabalhadores, enquanto na colheita mecanizada, o ambiente de trabalho é muito mais seguro e agradável para os trabalhadores.
A mecanização da operação torna a jornada de trabalho muito mais confortável e ergonômica para os operadores de máquinas, já que as máquinas são projetadas para reduzir a fadiga do operador e minimizar a exposição a condições adversas, como sol intenso ou chuva forte.
Olhando pelo prisma do trabalhador, o bem estar proporcionado a ele se torna um diferencial para a sua empresa. Afinal, a tendência é que ele fique mais satisfeito e tenha menos problemas na sua rotina de trabalho. Na hora de atrair outros profissionais capacitados, esse fator pode ser um diferencial positivo para o seu negócio.
3. Menor risco de acidentes de trabalho
Não podemos deixar de mencionar que a colheita mecanizada contribui significativamente para a redução dos riscos de acidentes de trabalho.
Especialmente quando se fala em atividades na floresta, seja em áreas planas ou em terrenos acidentados, a colheita manual sujeita os operadores a lesões como cortes, torções e até mesmo quedas. Com a colheita mecanizada,esse risco é muito menor, uma vez que os operadores de máquinas ficam em um ambiente controlado.
Sendo assim, o potencial de ganho em produtividade também é superior, já que mais profissionais estão disponíveis para realizarem as suas funções.
4. Aumento da eficiência energética
Em termos de eficiência energética, os motores a diesel superam significativamente a força humana. Isso ocorre porque os motores das máquinas são capazes de converter uma quantidade muito maior de energia química do combustível em energia mecânica do que um ser humano é capaz de produzir.
A maior conversão de energia implica em maior produção, levando-nos novamente ao primeiro tópico abordado neste material.
5. Qualidade do produto
Não podemos deixar de mencionar a maior precisão e uniformidade dos processos da colheita mecanizada, os quais refletem na qualidade superior do produto.
Em um piscar de olhos, o sistema automático do Harvester otimiza cada tronco, conseguindo o mais alto valor de processamento possível.
Na prática, ele calcula o melhor ponto de corte e aproveita a matéria prima o máximo possível. Além disso, a colheita mecanizada reduz a contaminação do produto por sujeira ou outras impurezas que podem ser transportadas pelos trabalhadores durante a colheita manual.
Agora que você conhece as vantagens da colheita mecanizada, não dá pra negar que é um investimento que vale a pena, não é? Maior produtividade, conforto e segurança para os trabalhadores, redução dos riscos de acidentes de trabalho, aumento da eficiência energética e melhoria na qualidade do produto. E se você quer obter ainda mais produtividade, confira aqui 3 fatores cruciais para obter uma colheita mais produtiva.